quarta-feira, abril 19, 2006

Depressão e Segundo filho




" A principio pensei que sentia apenas cansaço, mas com ele surgiu uma avassaladora sensação de pânico como nunca antes experimentara. Rowan chorava continuamente e eu comecei a temer o momento em que Chris ma deveria trazer de volta. Nasceu em mim uma sensação de mal estar no estômago;era como que se um torno me apertasse o peito. Em lugar da nervosa ansiedade que habitualemte acompanha o pânico, tomava-me um sentimento de devastação. Movia-me com dificuldade. Sentada na minha cama, deixei sair um lamento profundo, lento e gutural. Não estava abalada ou chorosa, como se disse. Era algo distinto. Tratava-se de uma tristeza com uma magnitude tremendamente diferente. Parecia-me que jamais se dissiparia."
Brooke Shields



Sempre adorei ler, mas desde que o Birrinhas nasceu, a leitura nunca mais voltou a ser o que era. Ao principio é porque não tinha vontade para nada, mesmo nas longas horas em que este dormia sossegadito, agora é porque me arranca todos os livros da mão, para os amachucar, espzinhas, roer.... No entanto, quando andava a investigar sobre a depressão pós -parto, deparei-me com o caso da Brooke Shields( aliás soube que ela estava doente ainda durante aminha gravidez, mas não liguei, até porque nem sabia o que isso era) e li que ela tinha lançado um livro, onde contava toda a sua história.Tentei ler o mais que consegui na net, mas em Portugal o livro ainda não tinha saido.

Há uns meses atrás decobri que o livro já era comercializado em Portugal e melhor, em portugûes, não hesitei e comprei.Toda a gente que me é mais chegada pediu para que não lesse, não valia a pena estar a recordar momentos que me foram tão dificeis, mas eu não liguei, devorei o livro e uma coisa vos garanto: Já li dezenas de testemunhos, mas nunca nenhum que se assemelhasse tanto à minha experiência(à excepção que ela não queria contacto com o filho e tinha de se esforçar muito para o manter). Chorei imenso, revivi sensações que me deixaram novamente abalada, mas cheguei ao fim com uma certeza de que se ela consegiu superar tudo e engravidar novamente sem demosntrar medos(tenho a certeza que não o fez sem ponderar imenso) eu também o posso fazer. Mesmo antes de ler o livro, sempre que me perguntavam, então para quando o 2º eu repondia e ainda respondo: Deixa ver como se vai dar a Brooke Shields!!!!!!!!!!!!!!!!! E Ontem ela teve mais um bébé.


P.S. Está provado que quem sofre de uma depressão pós parto numa 1ª gravidez, tem maior probabilidade de vir a sofrer uma segunda ainda mais forte. Também existem casos de pessoas que não sofreram na 1ª e surge com a segunda gravdez

Beijinhos

Vera

9 Comments:

At 12:36 da tarde, Blogger Ica said...

Não conhecia o caso dela. MAs qd passar numa livraria hei-de folhear o livro.

Graças a Deus que não tive essa depressa. Tive ansiedade e algum stress, mas nunca depressaõ.

Beijinhos

Rita

 
At 1:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá linda,
Eu também tive depressão pós-parto! Foi horrível! Eu não quero mais filhos! Beijinhos, Teresa

 
At 9:08 da tarde, Blogger Vera Angélico said...

Parece-me bem que olhes para ela como um exemplo de alguém que superou e seguiu em frente. Parte também (e não só, infelizmente) de ti reagires, seguires em frente, para dares maninhos lindos ao birrinhas (se for essa a opção).

Beijinhos!

 
At 10:37 da manhã, Blogger XanaA. said...

Vi a Brooke Shields num programa da Oprah, a falr precisamente desse livro e da depressão que teve.

Sinceramente, não fiquei com muita curiosidade de ler o livro. Desconfio sempre um bocado desses "lançamentos editoriais para «massas» à americana"; fico sempre a pensar que percentagem da história será realidade e que percentagem será "fabricada".

Claro que isto é apenas a minha visão das coisas! Se a leitura do livro contribuir para ajudar mães que têm ou tiveram depressão pós-parto, acho muito bem!

Bjs e bom fim-de-semana :)

 
At 1:46 da tarde, Blogger . said...

Deve ser terrível...Eu que tive só o babyblues andei tão, mas tão tristinha...É pena não é? Que o corpo nos ofereça uma depressão qdo o que queremos realmente é andar felizes....Ainda não se percebeu bem pq é que isso acontece. As hormonas explicam tudo? Às vezes acho que a depressão surge como uma espécie de despedida da "boa vida". Parece que o coração sabe que vai ter um longo e eterno percurso de sobressaltos e preocupações, derivado de um amor tão grande que é indescritível.


*Espero que tenhas o segundo filho. Sem medos!

 
At 5:09 da tarde, Blogger Smas said...

Olá!
Longe de tudo e de todos eu andei um bocado em baixo quando o meu primeiro filho nasceu.
Bjs e acho que vou ler o livro.
E espero que te ajude a superar.

 
At 5:12 da tarde, Blogger AnaGarrett said...

à mamã aconteceu o mesmo.
Devorava livros e depois do parto a vontade passou.
Beijinhos do Bebé Sebastião

 
At 11:23 da manhã, Blogger Páginas escondidas said...

Pois eu acredito.. que saberás lidar melhor com a situação num segundo filho... é menos ansiedade e stress...
beijokas

 
At 3:50 da tarde, Blogger Ana Santos said...

Olá
Deve ser bem dificil recuperar de uma depressao pós-parto.
A minha ausencia ao tesouro precioso deve-se a partidas da vida que me torna muito desanimada e nem sei se vamos ter que desistir de ter net.
Beijinhos
ana e tesourinho + anjinho

 

Enviar um comentário

<< Home